quarta-feira, fevereiro 6

Nutricionista orienta sobre alimentação no período de Carnaval.





Problemas de saúde inerentes ao período de Carnaval, como desidratação, diarreia, vômitos e náuseas podem ser evitados com alimentação leve e hidratação. A receita foi dada pela nutricionista Graça Cavalcante, durante palestra realizada na manhã desta segunda-feira (4), no Hospital Geral do Estado (HGE).
A iniciativa faz parta da campanha educativa que acontece até sexta-feira (8) na unidade hospitalar e visa à prevenção dos riscos à saúde inerentes ao período do Carnaval.
De acordo com a nutricionista, quem possui uma rotina saudável consegue se manter de maneira melhor nos períodos de excessos. Para isso, é imprescindível, nos dias que antecedem as festas, diminuir as frituras, comer porções reduzidas e com espaços menores entre as refeições. As dicas valem para pessoas de todas as idades.
“A boa qualidade na alimentação faz a diferença em momentos como o Carnaval. Um cuidado especial deve ser dado à hidratação. Beber água a cada 30 minutos, água de coco, sucos com folhas de couve ou frutas, como a melancia, deve ser uma atitude adotada”, explicou Graça Cavalcante.
Segundo a especialista, durante a folia é comum perder muita água pelo suor por estarmos no verão, época em que o cuidado com a hidratação deve ser redobrado.
“Os que gostam de tomar uma cervejinha, ou qualquer outra bebida alcoólica, devem intercalar a bebida sempre com água, entre uma dose e outra. O álcool desidrata o organismo e a água minimiza a ressaca do dia seguinte”, destacou.
Graça Cavalcante norteou para aqueles que curtem os blocos de rua, o cuidado na alimentação antes de sair para a folia. “Durante a folia, gastamos muita energia e por isso precisamos estar bem alimentados para evitar um mal. O ideal é realizar uma alimentação completa, rica em vegetais e cereais integrais, além de boas fontes de gordura. Evitar preparações pesadas também é uma boa alternativa, dê preferência às combinações mais leves”, disse a nutricionista.
Para ela, o ideal é se alimentar de três em três horas e, no intervalo entre as refeições, utilizar lanches mais saudáveis, como as barras de cereal, salada de frutas, sucos, vitaminas e iogurtes. Também é sempre válido enriquecer seu lanche com uma fonte de fibras, como granola, quinua em flocos, aveia em flocos e farinha de linhaça.
A campanha
Promovida pela Seção de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), a campanha contará com distribuição de preservativos, massagem facial e sorteio de brindes durante as palestras. Durante a semana haverá ainda palestras sobre bebida alcoólica e trânsito, cuidados com a exposição ao sol e prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST e Aids).

Fonte:  Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário